É necessário estimular a curiosidade do aluno como única maneira de se desenvolver a aprendizagem, e a ampliação do repertório cultural é essencial para sua conscientização e libertação - Paulo Freire
As Atividades
A educação ambiental é um tema com enorme importância atualmente e de grande estratégia para consolidarmos a busca pela sustentabilidade do planeta. Nas escolas é um tema transdisciplinar que permite grandes reflexões e a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a causa sócio-ambiental. Nas Empresas é um meio de trabalhar a responsabilidade socioambiental de cada um dentro do setor produtivo além de proporcionar a união da equipe de trabalho. Para as faculdades e grupos técnicos as visitas à fazenda apresentam um exemplo de ações e tecnologias sociais inspirando os profissionais para a criatividade perante as questões ambientais. Para o trabalho com professores e educadores promovemos as vivências entremeadas com momentos de reflexão sobre a temática ambiental da região e suas conexões com o curriculum do ensino formal.

Para motivar e despertar o entusiasmo e interesse dos alunos propomos atividades e reflexões que proporcionam o contato e a reconexão das pessoas com a natureza e resgatam valores humanos essenciais à nossa sociedade: amor, cooperação, diversidade, não violência, paz. As vivências e atividades práticas contribuem para o aprendizado escolar, motivando os alunos e auxiliando os professores em suas atividades. Em geral, os roteiros oferecidos orientam o eixo de nosso trabalho e as atividades são planejadas de acordo com os interesses e o perfil de cada grupo.
Principais Atividades
- Dinâmicas e jogos de sensibilização e percepção
- Jogos cooperativos
- Feira de sementes com apresentação de histórias e aprendizados do Mestre Vandeir
- Coleta e beneficiamento de sementes
- Plantios e manejos na agrofloresta e nas hortas
- Trilhas interpretativas na mata ciliar e Cerrado
- Caminhadas pela paisagem rural
- Teatro, música e artesanato com materiais naturais
- Danças circulares e indígenas
- Culinária rural com produtos da biodiversidade local
- Passeio histórico pelas benfeitorias históricas da época do café
- Diálogos com trabalhadores e moradores locais
- Retiro do leite
- Banhos de cachoeira - Um dos pontos atrativos da visita é o banho de cachoeira que proporciona um contato inesquecível com a água e a natureza. Deixamos claro que a cachoeira é segura, rasa (formando uma piscina natural) e há monitores acompanhando as crianças dentro e fora da mesma, proporcionando lazer com segurança.
Proposta de Aprendizado Sequencial
A proposta metodológica de educação que adotamos inspira-se em Joseph Cornell, educador norte americano que desenvolveu uma interessante metodologia para as vivências com a natureza. O aprendizado seqüencial propõe uma seqüência de atividades conduzidas através de estágios para que o envolvimento e o aprendizado possam acontecer efetivamente.
Os estágios são:
1) despertar o entusiasmo,
2) concentrar a atenção,
3) dirigir a experiência
4) compartilhar a inspiração.
No primeiro, busca-se voltar o interesse das pessoas sobre o tema e fomentar a curiosidade natural; no segundo, o objetivo é a concentração para o envolvimento com o trabalho e a temática; no terceiro, a experiência interna é incentivada e dirigida para atingir uma relação profunda com os objetos trabalhados; e, por fim, no quarto estágio, as emoções são refletidas e as percepções compartilhadas entre o grupo. Joseph Cornell escreveu diversos livros e em alguns deles descreve diversas atividades indicadas para a educação ambiental. Os monitores do Projeto Arte na Terra participaram de um curso promovido na Fazenda São Luiz conduzido pelo Instituto Romã, ONG que representa as idéias de Cornell no Brasil.
(16) 3859.8006
contato@fazendasaoluiz.com
São Joaquim da Barra-SP
Veja a localização da Fazenda
 
Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail as novidades da Fazenda São Luiz

Nome:
Email: