Valeu a pena ser militante! - Elmo Amador
Homenagem a um grande ambientalista brasileiro:
Elmo Amador
Pessoas comprometidas, revolucionárias, com ideais de transformação e em incessante busca por justiça e ética são cada vez mais raras neste mundo moderno e são grandes exemplos e referências que devem ser conhecidas como inspiração para os jovens e crianças, as próximas gerações.
Queremos aqui homenagear esta grande pessoa que muito contribuiu para a causa ecológica especialmente na defesa da Baía de Guanabara, seus povos e ecossistemas, assim como das florestas, das águas, dos oceanos, ecossistemas costeiros e dos povos oprimidos... Um homem que trouxe junto à defesa ecológica a luta social e formou uma geração de alunos e admiradores envolvidos na causa sócio-ambiental.

Elmo, obrigada por sua luta e exemplo! Que esteja agora num lindo jardim cheio de orquídeas e siga defendendo os manguezais, baías e florestas celestiais! Nós aqui seguimos levando sua bandeira que é nossa também!
Elmo Amador é pai da Denise Amador, fundadora e coordenadora do Projeto Arte na Terra. Tudo aqui tem uma inspiração dele. Partiu em junho de 2010 deixando um legado imenso – livros escritos, árvores plantadas e filhos disseminadores de seus ideais. 

ELMO
Um ser da natureza! Rei da floresta.
Entre as borboletas azuis e os passarinhos, seu reinado! Abençoado pelas orquídeas e bromélias e protegido pelas águas. Elmo estava pleno mesmo em meio á natureza!
Grande guerreiro: Figura forte, de voz firme e presença marcante.
Pai extremamente amoroso, Avô gostoso, um grande Companheiro!
Professor de grandes ensinos e inspiração.
Cidadão autêntico, coerente, crítico, ético.
Deixa um rastro positivo e altamente relevante, uma referência!
“A militância é você dar de si pra transformar, pra mudar o mundo, pra criar um mundo melhor, um mundo mais justo. Em termos políticos, um mundo mais humano; em termos ambientais, um mundo mais sustentável; que a água e os elementos da natureza consigam se perpetuar, assim como a biodiversidade, que está se extinguindo claramente. Militância é esse movimento permanente de resistência e de colocação de conceitos, de proposta de vida, de forma de enxergar o mundo e de atuação construtiva.
Valeu a pena ser militante!” Elmo Amador
Uma leitura geográfica e poética na nossa Baía de Guanabara, Rio de Janeiro
“Navegar na Guanabara é mergulhar num passado mágico. É cruzar as mesmas águas singradas pelos Tupinambás e seus ancestrais, que em suas frágeis canoas e ubás, estabeleceram uma relação harmoniosa de sustentabilidade com a Guanabara. É percorrer os mesmos percursos feitos pelos galeões e caravelas e pelas chaluas impulsionadas pelos sofridos e fortes braços escravos. Em suas águas penetraram corsários e piratas saqueadores, travaram-se batalhas pela conquista das terras. Em suas águas freqüentemente grandes manadas de baleias pariam seus filhotes no inverno. No interior e margens da baía lentamente se instalaram diversos ecossistemas periféricos que asseguravam uma elevadíssima produtividade biológica, que sustentou os povos, que acompanharam as graduais modificações ambientais sofridas pela baía desde sua formação. Navegar pela Guanabara é ter a mesma emoção de êxtase dos visitantes naturalistas que a conheceram e a decantaram em prosa e verso.

As qualidades da Guanabara foram também a sua perdição. A água abrigada, a facilidade de acesso ao interior através de suas águas e rios e as riquezas de suas matas atraíram a cobiça dos europeus que aqui se instalaram e construíram uma cidade colonial, que para se desenvolver soterrou brejos, lagunas, manguezais, restingas e matas, arrasou morros, modificou a geografia e finalmente envenenou as sua águas”.

Trecho do livro Baía de Guanabara e ecossistemas periféricos, Amador, E. S., 1998
* Acabam de ser lançados os livros:
1) Bacia da Baía de Guanabara: Características Geoambientais, Formação e Ecossistemas. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 2012.
2) Baía de Guanabara: Ocupação Histórica e Avaliação Ambiental. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 2013.
(16) 3859.8006
contato@fazendasaoluiz.com
São Joaquim da Barra-SP
Veja a localização da Fazenda
 
Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail as novidades da Fazenda São Luiz

Nome:
Email: