Precisamos de um novo paradigma de convivência que funde uma relação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um novo pacto social entre os povos no sentido de respeito e de preservação de tudo que existe e vive - Leonardo Boff
Espaço Educador
O Arte na Terra é desenvolvido na Fazenda São Luiz, São Joaquim da Barra, São Paulo. A Fazenda se situa num contexto agrícola com a predominância da cultura da cana-de-açúcar e vem há 15 anos realizando um processo de transição agroecológico: áreas de produção orgânica, agrofloresta e manejo ecológico da paisagem. É realizado um trabalho de coleta e pesquisa de sementes nativas e foram adotados sistemas de saneamento ecológico. A história da fazenda está marcada nas estruturas antigas da época do café e no museu em preparação no local. Todo este cenário transformou a Fazenda São Luiz num Espaço educador com múltiplas potencialidades para ações pedagógicas e socioambientais.
O espaço educador da Fazenda traz exemplos e inspira as pessoas para a criação de soluções sócio-ambientais simples e efetivas, em coerência com a busca pela sustentabilidade. Para o processo educativo é importante a experiência desenvolvida num panorama real de uma propriedade rural que busca o equilíbrio entre conservação ambiental, rentabilidade econômica, geração de trabalho e benefícios à sociedade. As visitas criam oportunidades de construir novas idéias sobre a ruralidade e repensar os papéis de cada um, na cidade e no campo, trazendo à luz as relações de interdependência. A agrofloresta promove a aproximação das pessoas à natureza, resignificando nossa espécie e nossa função enquanto animais dispersores e participantes da teia da vida.
Alimentação e alojamentos
Agrofloresta
Sanitários ecológicos e gestão dos resíduos
Museu vivo: construções e estrutura
Trilhas e Casa de sementes
(16) 3859.8006
contato@fazendasaoluiz.com
São Joaquim da Barra-SP
Veja a localização da Fazenda
 
Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail as novidades da Fazenda São Luiz

Nome:
Email: