A educação ambiental deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações. Deve converter cada oportunidade em experiências educativas de sociedades sustentáveis - Trecho do Tratado de Educação ambiental para Sociedades Sustentáveis
O Projeto

História do Arte na Terra

O Projeto Arte na Terra de educação ambiental é desenvolvido na Fazenda São Luiz desde 2002. A partir das experiências agroflorestais que vinham se desenvolvendo desde 1997 na fazenda e das idéias de um grupo multidisciplinar motivado a desenvolver coletivamente um trabalho de educação ambiental, somando ainda aos atrativos históricos e naturais da fazenda, nasceu o “Arte na Terra”. O grupo fundador elaborou os princípios e objetivos principais do projeto bem como as atividades e oficinas propostas e contribuiu para a preparação do espaço da fazenda para a recepção dos grupos. Foi um processo rico de aprendizagem e construção coletiva!

Com o tempo, acumulamos experiências, contatos e fidelidade com escolas, professores, alunos e pais. Desenvolvemos este trabalho que vem crescendo sempre com muito amor e dedicação, acreditando nos resultados e nas sementes que espalhamos no coração de cada um que chega à fazenda. 

Em 2012 comemoramos os 10 anos do Arte na Terra com um evento muito bonito e marcante com atividades na trilha, apresentação da feira de sementes, abertura do Espaço tulha com o “cantinho da reflexão” e a iluminação do porão da tulha, show da cantora Monica Besser e Débora Saraiva e com o trio Maurício Abreu, Norma Nogueira e Rodrigo Costa e Silva. Veja as fotos na galeria.

Seguimos levando a bandeira, construindo e aprendendo, agregando educadores e ampliando o universo de grupos visitantes, sempre com o objetivo maior de tocar o coração de cada um que chega à fazenda espalhando as sementes de amor à Terra.

Princípios da educação ambiental

“QUEM VIVENCIA APRENDE AMOROSAMENTE”

As vivências, atividades práticas e experiências no campo nos oferecem grandes aprendizados. A proposta de oferecer atividades interativas e vivenciais parte da intenção das pessoas aprenderem pelo contato e pelo prazer. O espaço da Fazenda São Luiz em ambiente rural, com uma bela riqueza natural e seu patrimônio histórico constitui-se em local muito fértil para os Dias de Campo. Consideramos como base para nosso trabalho:

1) A experiência como ponto de partida para o aprendizado: estímulo à curiosidade e à sensibilidade das pessoas para desenvolver a aprendizagem

2) Valorização da vivência, da dimensão lúdica e do prazer no processo cognitivo

3) Trabalho com valores humanos, éticos e afetivos

4) Importância à sensibilidade, afetividade, intuição, criatividade e imaginação

5) A partir de questões locais, promoção da compreensão global da realidade

6) Processo de ampliação da percepção e compreensão do mundo e da inter-relação das pessoas entre si e com a natureza

7) Processo de construção do conhecimento em campo real

8) A educação ambiental como prática social e política, transformadora de valores, atitudes e postura perante a vida

9) A educação como processo de formação de cidadãos críticos atuantes na esfera individual e na pública: atores sociais imbuídos de responsabilidade social e política

Educação Agroflorestal

Plantar agrofloresta é fazer Arte na Terra!

A agrofloresta nos dá a oportunidade de sermos dispersores, co-criadores e artistas, funções que dignificam e religam o ser humano com a natureza, o que confirma o papel chave que exerce como estratégia educativa.
O trabalho com a agrofloresta integra sensibilização, técnica, ideologia, vivência, informação (sabedoria), filosofia e arte.
A Agrofloresta aborda princípios importantes para a sociedade:
a cooperação, quando se analisa que cada planta e as diversas formas de vida contribuem para a evolução do sistema como um todo, avançando na sucessão;
a participação do ser humano nos processos naturais, resgatando sua função de criador ao invés de destruidor;
a diversidade, com cada ser exercendo sua função, contribuindo para o todo;
a cultura que valoriza os conhecimentos tradicionais e resgata a cultura da agricultura como um meio de vida e relação com a terra;
a interdisciplinaridade com a clareza de que no funcionamento do agroecossistema, tudo está ligado!
Prática em sintonia com a sustentabilidade
- Método educativo estimulando a integração das pessoas no agroecossistema e na natureza.
- Resgate do senso de pertencimento à Terra e da cidadania planetária
Relação com grandes temas como água, solos, biodiversidade, agricultura, alimentação, saúde, ciclos da natureza...
Construção do conhecimento em agrofloresta

Conceito: A AGROFLORESTA é a reintegração do homem com a natureza resultando em um ambiente autodinâmico e produtivo, análogo aos ecossistemas originais e manejados segundo o fluxo da sucessão natural. (Mutirão Agroflorestal, 2004)

Artigo Congresso: Arte Na Terra

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque nibh est, varius eu vulputate in, porta placerat quam. Nullam sollicitudin leo sit amet velit venenatis nec mattis risus adipiscing. Vestibulum molestie bibendum placerat. Sed quis fermentum nisi. Praesent vel imperdiet nunc. Aliquam fringilla ullamcorper tincidunt. Morbi tincidunt tincidunt ligula, vel porta felis fermentum ut. Quisque gravida leo bibendum diam mattis sit amet scelerisque mauris accumsan. Nulla sit amet orci mi. Donec lectus nisl, egestas vel sodales ut, tincidunt at lacus. Quisque vitae odio quis velit dictum hendrerit eget nec massa. Curabitur a elit sed risus convallis lobortis. Vivamus feugiat commodo odio, ac dapibus magna tempus a.

Pellentesque sit amet felis et sem mattis egestas vel et mi. Nullam adipiscing ultricies fringilla. Praesent at justo dolor, ut accumsan elit. Mauris placerat, ligula vel tincidunt pharetra, enim risus consequat arcu, egestas accumsan nibh est sit amet nisi. Vivamus a dolor ac ipsum luctus ornare. Vivamus varius commodo viverra. Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Integer aliquam porttitor sollicitudin. Nunc quis sapien condimentum turpis consequat scelerisque. Integer vitae lectus nisl, at molestie diam. Cras consequat mi nec magna ultricies sagittis. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam faucibus ipsum in nibh tincidunt id tincidunt urna feugiat. Praesent sed elit mi, et auctor augue. Fusce ipsum metus, eleifend eget consectetur at, viverra volutpat lacus.

(16) 3859.8006
contato@fazendasaoluiz.com
São Joaquim da Barra-SP
Veja a localização da Fazenda
 
Preencha o formulário abaixo e receba em seu e-mail as novidades da Fazenda São Luiz

Nome:
Email: