Entre os dias 14 e 17 de novembro, na Fazenda São Luiz, em São Joaquim da Barra – SP, 80 mulheres, do campo e da cidade, de diferentes partes do país, articuladas em diferentes coletivos e organizações construíram o Encontro da Rede de Apoio de Mulheres Agroflorestoras – EnRama.
A RAMA se pretende um espaço de articulação, apoio mútuo, sororidade, empoderamento e cuidado entre as mulheres agroflorestoras. São mulheres que produzem comida, plantas medicinais e cosméticos, sementes, café, frutas, grãos, saberes e cuidados, junto com mulheres que consomem estes produtos e atuam de outras formas incentivando o desenvolvimento de agroflorestas.
Os 4 dias de encontro tiveram espaços de trabalho coletivo com mutirão de manejo em agroflorestas de 23 anos e de implantação de canteiros novos. Teve capoeira e yoga, oficinas de ferramentas, mapeamento das condições de SAF, fabricação de sabão, artesanato, educação socioambiental, estruturação de redes de mulheres, meliponicultura, ervas medicinais e aromáticas. Teve banho de cachoeira, feira de produtos, feira de sementes e mudas, reunião e reflexão sobre os diversos caminhos e estratégias que podemos adotar. Crianças e adolescentes partilharam experiências com mulheres de diversas gerações. Várias precursoras dos trabalhos com agroflorestas, em diferentes partes do país, identificaram a sucessão em diversos braços e corações de diferentes idades. Fomos e somos referências umas às outras em diferentes campos de atuação no que toca o fazer agrofloresta e o ser mulher.
Nos próximos meses outros encontros de RAMA estão sendo organizados! Caso você queira saber mais sobre a RAMA e sobre os Encontros de RAMA, entre em contato pela página https://www.facebook.com/ENRAMABrasil