Espaço Educador

O Arte na Terra é realizado na Fazenda São Luiz, São Joaquim da Barra, São Paulo. A Fazenda se situa num contexto agrícola com a predominância da cultura da cana-de-açúcar, e desde 1997 vem realizando um processo de transformação: agroflorestas, áreas de produção orgânica, regeneração, manejo ecológico da paisagem, coleta e pesquisa de sementes nativas, sistemas de saneamento ecológico, conservação das estruturas históricas e restauração e conservação das matas e cachoeiras.

Todo este cenário fez da Fazenda São Luiz um Espaço educador com múltiplas potencialidades para ações ecopedagógicas e socioambientais. O espaço educador da Fazenda apresenta exemplos e inovações e inspira as pessoas para a criação de soluções socioambientais simples e efetivas, em coerência com a busca pela regeneração do planeta. A experiência desenvolvida num panorama real de uma propriedade rural é muito rica para o processo educativo. As visitas criam oportunidades de construir novas ideias sobre a ruralidade e repensar os papéis de cada um, na cidade e no campo, trazendo à luz as relações de interdependência. A Agrofloresta promove a reconexão das pessoas com a natureza, ressignificando nossa espécie e nossa função enquanto animais participantes da teia da vida.

“Precisamos de um novo paradigma de convivência que funde uma relação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um novo pacto social entre os povos no sentido de respeito e de preservação de tudo que existe e vive” – Leonardo Boff