Depoimentos
Valentina, Escola Waldorf Rudolf Steiner. Estágio Agrícola, março de 2018
“Obrigada por compartilhar todo o conhecimento conosco! Estamos todos muito gratos. E gostaria de agradecer a vocês pela coragem de ajudar o planeta apesar das dificuldades!!”.
Ariane Matias, SESC, março de 2018
“Agradeço pelo carinho e o lindo dia que tivemos”.
Otávio, Jovem Agricultor do Futuro Batatais, novembro de 2017
“Sabe hoje foi o melhor dia da minha vida, fiquei muito feliz em conhecer essas pessoas e de interagir com o centro da vida. Hoje eu saio daqui um pássaro com sementes no bico, talvez um dia eu volte e faça parte dessa família…”.
2º ano, Colégio Marista, novembro de 2017
“Adoramos o passeio! Obrigado por tudo! s2”.
Joice, MST- Dandara-Promissão-SP, outubro de 2017
“A vida brot da TERRA, por isso devemos cuidar dela, dividir a Terra e dela repartir do pão!”.
Clara M. Camaforte, Escola Waldorf Viver, Bauru-SP, outubro de 2017
“Lugar de nos fazer refletir sobre valores, ideais e hábitos não saudáveis que praticamos e passar a mudá-los, de fazer-nos perceber e entender que não somos o centro de toda a criação e passar a ver a natureza com outros olhos. Obrigada a todos os funcionários tão bons e gentis que tornaram essa experiência tão única. Gratidão”.
Priscila, 6º ano, Colégio Anglo São Joaquim da Barra-SP, setembro de 2017
“Nós aprendemos muito sobre as plantas, e sementes e como era o processo do café”.
Thiago Rosa, Escola Rosa Filho, agosto de 2017
“Uma vez não se sabe como nem porque, uma rosa floresceu em um cantinho de Terra, uma criança arrancou, levou para casa e depois de 6 dias ela secou e morreu. Uma vez não se sabe como nem por que, uma rosa floresceu em um cantinho de terra, uma jovem passou, tirou foto e ao passar de 6 dias ela acabou morrendo. Uma vez não se sabe como nem por que, floresceu uma rosa em um cantinho de terra, um senhor então cultivou ela e aquele cantinho de terra virou um grande roseiro. Assim são vocês cultivando nossos corações e nos mostrando o lado “natural” da vida”.
Ricardo Leme, Escola Vivenda, Franca-SP, junho de 2017
“Que o fluxo de energia de GAIA percorra cada grãozinho de solo, raízes, troncos e folhas desta terra”.
Anita Lenk, Escola Waldorf Rudolf Steiner, maio e junho de 2017
“Adorei a experiência! Foi algo para pensar a respeito, sobre as pessoas que poluem, desmatam e fazem mal aos animais. Vou sair daqui com um outro ponto de vista a respeito. Amei tudo e todos. Obrigada pela semana maravilhosa”.
Laura G, Escola Miró, Maio de 2017
“Experiência maravilhosa, especial e inesquecível! Muito obrigada por toda entrega, ajuda e conforto! Até a próxima (com certeza)”.
Victória, Escola Waldorf Micael, 2017
“Eu não tenho palavras para descrever tudo o que aprendi e vivenciei durante esses 5 dias. A alegria que essa fazenda irradia estará sempre presente em mim. Muita gratidão a todos”.
Gabriela Cimino, 9º ano, Escola Waldorf Rudolf Steiner. Estágio Agrícola, abril de 2017
“Plante uma semente, cresce uma vida”.
Carol, Senar, Novembro de 2016
“Conheci a agrofloresta e sua biodiversidade de coisas e sua parte de APP”.
Sara Cristina, Escola Sathya Sai de Ribeirão Preto, outubro de 2016
“Daqui levo o amor e deixo a gratidão, levo o reconhecimento e deixo minha saudade”.
Estudante, Colégio Marista, outubro de 2016
“Eu gostei de tudo pois esse foi o dia mais legal da minha vida”.
Gustavo Dourado, Colégio Anchieta, outubro de 2016
“Os prazeres da vida estão nas coisas mais simples. E foi isso que senti aqui, nesses dois dias e meio. Não precisamos de luxo para tornar um momento maravilhoso, basta pessoas maravilhosas como vocês e um momento com a natureza. Vocês são sensacionais! Super atenciosos e legais. Essa experiência, com certeza, acrescentou e muito na minha vida. Agradeço por todos por isso!”.
Natalia Correa, Faculdade Estácio- Ribeirão Preto-SP, Pedagogia, outubro de 2016
“Agradeço a oportunidade de renascer hoje juntamente com essa alegria pela vida. Creio que serei uma pessoa muito melhor a partir de hoje. Juntos somos um!”.
Lauany Cavalcante, FAFRAM-Agronomia- Ituverava, setembro de 2016
“Dia único, estou maravilhada com o trabalho, a beleza das coisas, a força na qual a natureza se mostra em cada detalhe, realmente não tinha noção da riqueza que seria este dia na Fazenda São Luiz. Agradeço a oportunidade de conhecê-los, parabéns pelo lindo trabalho!”.
Carolina Simões dos Santos. Curso de Agrofloresta, junho de 2016
Ao Mutirão Agroflorestal, a minha imensa gratidão em poder participar de um espaço tão rico em conhecimento, experiências, criatividade e cultura. Valeu a pena participar desse mutirão. Abraços agroecológico”.
Letícia Totoli, 6ºano, Colégio Anchieta, junho de 2016
“Adorei andar no barro, fazer a trilha. E conheci muitas sementes que não conhecia”.
Nina Caroline S. S. Bueno, Escola Waldorf Rudolf Stainer- São Paulo. Estágio Agrícola, junho de 2016
“Eu só queria agradecer a todos que nos acompanharam nessa semana. A todos que nos acolheram. Vir aqui me trouxe muita nostalgia. Eu cheguei relembrando memórias antigas e estou indo pensando nas novas”.
Christine Reimer, Escola Waldor Rudolf Stainer- São Paulo. Estágio Agrícola, maio de 2016
“Não tenho nem vontade de voltar para casa! Essa viagem foi muito legal, aprendi muito e gostei de trabalhar na fazenda. Sempre gostei mais do campo do que da cidade e estes poucos dias me deixaram com uma absurda vontade de morar em um lugar rural. A comida foi muito boa, obrigada Cal! Você é uma senhora incrível cheia de histórias! Obrigada ao senhor Nelson que também foi muito simpático e nos contou muito sobre a fazenda. Os monitores são pessoas muito legais! Obrigado a todos!”.
Natália, 11º ano, Escola Waldorf Francisco de Assis, São Paulo. Estágio de Silvicultura, fevereiro de 2016
“Amei me conectar com a natureza! Plantas, capinar e a energia daqui é muto boa, positiva. Muito obrigada pela experiência que vocês me proporcionaram. Arte na Terra na Veia, Denise e Rodrigo no coração”.
Amanda Maha. Curso de Agrofloresta, novembro de 2015
“Desde criança eu tinha o sonho de plantar algo que enriquecesse o terreno do meu vô e na que a esgotasse. Descobrir a agrofloresta foi encontrar o sonho, e encontrar a fazenda São Luiz foi ver que ele pode ser realidade!”
Equipe da Escola Miró, outubro de 2015
“Pessoal do Arte na Terra, Parabéns! Vocês tem um espaço contagiante , dinâmico e único. A forma como as atividades foram desenvolvidas, todo o cuidado com nosso grupo e o envolvimento da equipe fizeram desse passeio/ estudo um momento maravilhoso. Somos muito gratos a todos vocês”
2º ano -Colégio Logos- Orlândia, SP, setembro de 2015
“Queremos deixar aqui registrado, a nossa imensa satisfação em poder estar, mais uma vez, com vocês, ‘família São Luiz’. Este lugar é mágico! Além do prazeroso contato com a natureza, voltamos para casa reenergizados e com o conhecimentos ampliados. Compartilhamos saberes e sabores… Hum!! Quantos sabores!!! Obrigado a cada um de vocês que nos receberam com tanto afeto e disponibilidade! Nossa consideração e respeito só aumentam, por cada um de vocês, que tornam o aprendizado, encantado”
Pedro José. Colégio Waldorf Rudolf Steiner, agosto de 2015
“A partir de hoje, cada vez que eu pensar em um futuro bom, organizado e próspero, eu vou pensar agrofloresta,, como ela é uma maneira excelente de cultivo que não atinge o meio ambiente. Então cresçam este sonho, espalhem esses sonhos entre os jovens, vamos todos marchar para esse belo futuro cheio de agroflorestas”
Noemi Pacheco de Almeida. Instituto Federal de barretos, agosto de 2015
“Muito muito obrigada! vocês transformaram o meu dia. Me senti acolhida por vocês e pela natureza, espero voltar mais vezes, mas se isso não acontecer, esse dia ficará na lembrança por toda a minha vida! Continuem com esse trabalho maravilhoso, pois assim como vocês me transformaram, ainda podem transformar muito mais pessoas! Muito muito obrigada!. Ps: Vocês são muito lindos! PS 2: a música da célulinha nunca sairá da cabeça! Beijos”
Fernando Moura, Coopazerra, MST, PPGAO-RURAL-Rio de Janeiro, junho de 2015
Café e amor, floresta e alimento, educação e história, trabalho e alegria. Preciosos dias de compartilhamento e alto astral que me fizeram gargalhar, sorrir e me encantar. Obrigado”
Nádia Fontes Muiramomis e Shilda Love. Festa de Inauguração da Sala Verde, junho de 2015
“Felicidade demais estar aqui de novo, abraçando cada pessoa, tocando a água, comendo o alimento doce e tenro dessa terra. Lugar de ternura, de amor, construção que o tempo só ajuda… Gratidão à vida por poder participar dessa história. Dia magnífico de encontro de amigos. Família”.
Ana Beatriz, 4º ano, Vivenda Franca, Maio de 2015.
“Eu adorei a viagem, principalmente das atividades, do lugar, da cada das sementes, do “vagãonete”, da comida e dos monitores”
Henrique Carvalho Guedes, Colégio Anglo – São Joaquim da Barra- SP
“Adorei, muito bom, uma das melhores viagens que já fiz. A terra macia, a água da cachoeira gostosa, geladinha, a comida uma delícia divina, as brincadeiras excelentes. Parabéns”
Giulio Spino, Escola Vera Cruz. Maio de 2015
“Uma história que foi responsável pelo que somos hoje. Uma terra que nos mantém vivos. Uma natureza que cria, deforma, transforma e está sempre se renovando. Não podemos regredir e esquecer todos esses fatores que possibilitaram a criação da nossa história. História essa que continuará sendo escrita. Todo tempo é tempo de mudança. Assim como toda natureza pode ser reconstruída, e toda vida valorizada”
Letícia Ayumi, 9º ano, Colégio Waldorf Micael. Estágio Agrícola, abril de 2015
“O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração.- Adorei vivenciar esses maravilhosos trabalhos, superar minhas dificuldades, conhecer novas pessoas, cantar, rir, chorar e contemplar… Achei as pessoas daqui tão simpáticas e amáveis e vê-las trabalhando é tão maravilhoso. Essas paisagens que preenchem minha alma, me fazem suspirar! As estrelas que fazem eu me sentir tão bem…! Essa vivência foi maravilhosa, eu guardarei para sempre em meu coração!”
Gabriela. Escola Waldorf Guimarães Rosa. Estágio Agrícola. Outubro de 2014
“Fazenda São Luiz! Eu só teno uma imensa gratidão por todos vocês. Cada um de vocês me ensinou algo e eu vou levar todos esses conhecimentos para o resto da minha vida. A minha alma evoluiu imensamente aqui. A energia daqui é incrível de boa. Obrigada do fundo do meu coração! Obs: Amei!”
Dani Sudan. USP-Recicla- Ribeirão Preto, Outubro de 2014
Comendo agora esse arroz doce caseiro, que lembra nossas mães e avós… depois de um dia inteiro de aprendizagens na agrofloresta, banco de sementes, com banho de cachoeira, diálogo no circulo de cultura c/ Marcos Sorrentino… só tenho a… louvar a Deus! (obs: um louva-Deus ficou conosco por horas em nosso círculo, de cabeça em cabeça, braço a cadeira e depois… voou!). Parabéns pelo trabalho de vocês!”.
Elizabeli de S. Soares. 11º ano. Colégio Micael- SP. Estágio Agrícola, setembro e outubro de 2014
“A paisagem, as pessoas, os sorrisos me marcaram muito, mas ir para a agrofloresta zona 2 foi o que mais mexeu comigo. Ver o sonho de alguém virar cinzas e essa mesma pessoa que move céus e terras por um ideal foi capaz de começar tudo de novo. Saio daqui com o ânimo renovado e com força para lutar pelo meu ideal”
Mariana. Estágio Agrícola, junho de 2014
Agradeço profundamente pela oportunidade que nos proporcionaram abrindo os portões deste lar, que foi essencial para uma relação de respeito, amizade e carinho à Mãe Terra! Me surpreendi com a vida campestre, pois me interessei pelo cuidado com a Natureza mais do que imaginei. Percebi que não é fácil cuidar de uma fazenda como a São Luiz, colocando em observação a tamanha beleza e fertilidade que possui. Fiquei animada com as atividades, recebendo uma amizade calorosa com todos os funcionários e cursistas que tive a oportunidade de conhecer. Não posso deixar de ressaltar a comida MARAVILHOSA daqui! Em vez de continuar com a meta de emagrecer, até ganhei uns quilinhos a mais! E Cal, ainda volto aqui para experimentar o sorvete caseiro de chocolate, ouviu? Espero voltar aqui no futuro ara dar continuidade ao conhecimento que adquiri, aqui sentirei saudades! Beijos e abraços”
Daniela Ap. Quintino. Curso Vivências e Reflexões em Educação Ambiental, junho de 2014
“Viver com a natureza, compartilhar, sentir, respirar e inspirar, nos mostra o quanto fazemos parte desse ciclo da vida”
Olívia | Colégio Aitiara, Botucatu – 9* ano, 2010
Pessoal, eu achei maravilhosa essa vivência na fazenda, uma oportunidade única. Adorei e me impressionei com o trabalho de vocês, foi tudo maravilhoso. Muito obrigada pela ajuda e pelo trabalho. Fiquei muito feliz. É cansativo mas vale a pena aprender sobre tudo isso. Parabéns pelo maravilhoso trabalho! Espero vê-los novamente”.
Gustavo Marchioretto. Cursinho Conexão e PRONATEC -Ribeirão Preto. Novembro de 2013
“É com imensa gratidão que venho falar dessa maravilhosa experiência que foi a vivência no Projeto Arte na Terra, aqui na Fazenda São Luiz. Tudo o que vivi só fez com que despertasse em mim ainda mais interesse em contribuir para a continuidade desse trabalho”
Laís | Colégio Aitiara, Botucatu – 9* ano. Estágio agrícola, maio de 2010
Gostei muito de tudo! Foi uma semana diferente, vivências, descobertas. Acho que nos reunimos mais, trabalho em equipe e tal. Valeu muito essa experiência que eu não vou esquecer nunca! É muito bom trocar conhecimentos como pudemos ter a oportunidade de trocar. Sou muito grata a vocês todos! É muito bonito o trabalho de vocês, parabéns! Obrigada!!!
Ângela | UFRJ – Encontro regional de estudantes de biologia, 2010
Vocês são um exemplo para a nossa sociedade! Parabéns!
Tainan | UNESP Botucatu – EREB, 2010
Amei a vivência, foi a melhor que já fiz, de coração! Ainda volto para estagiar aqui. Parabéns!
Vinícius e Augusto | Colégio Aitiara, Botucatu – 9* ano. Estágio agrícola, maio de 2010
Gente, gostaria de agradecer por tudo o que aqui nos foi dado, desde um simples conselho até a hospedagem e deliciosa comida. Cada dia que acordávamos sempre tinha alguém disposto a nos ajudar. Adorei cada funcionário, todos gente boas e dedicados. As cozinheiras, sem palavras para agradecer o esforço que fizeram para nós. Por fim quero agradecer o Rodrigo e a Denise por nos receber aqui nesta propriedade maravilhosa!! Obrigado!
Adriana | Colégio Aitiara, Botucatu – 9* ano. Estágio agrícola, maio de 2010
Queria agradecer a todos por tudo que fizeram por nós aqui na fazenda São Luiz. Obrigado por nos receber com muito amor, carinho, afeto, dedicação. Vocês todos nos ajudaram muito a saber um pouco mais sobre a natureza, as plantas, as hortas e tudo mais. Espero um dia poder voltar aqui para poder ver todos vocês de novo e dar um abraço apertado em todos. Queria também agradecer as cozinheiras maravilhosas que são, por toda a atenção delas e pelo carinho de fazerem o alimento de cada dia para nós todos. Com todos vocês aqui aprendi a ser mais humilde e ser amiga de pessoas que nunca tinha visto antes. Com o nosso querido Vandeir aprendi como é bom o valor das coisas da natureza. Como diz o Vandeir, enquanto bater esse meu coração vocês vão estar sempre no meu coração. Obrigada do fundo do meu coração! Prometo voltar e inclusive levar a Cal comigo, ela é minha flor que me fez crescer um pouco mais
Rita, Xis e Amina | Colégio Micael, São Paulo, 9 ano – maio de 2008
Vocês conseguiram passar essa energia de amor, contato e respeito à natureza! Coisa que não sentimos em São Paulo. Foi uma experiência muito especial para nós! Obrigada por nos acolher calorosamente
Professora Suzana Maia | Escola Waldorf João Guimarães Rosa, 9o ano – Ribeirão Preto – agosto 2008
“Obrigada a todo o pessoal da fazenda! Para mim ficou comprovado: o trabalho edifica, higieniza e nos deixa pleno”
Jiri | República Tcheca – NGDP/HSBC international – set. 2008
“Living your lives with love and harmony is the biggest gift we could gire and get. Love, Jiri”
Cathy | London – NGDP/HSBC international – set. 2008
“Thank you for welcoming us into your hearts and for showing us what is truly important” Cathy
Lee | Scotland, Future Considerations – NGDP/HSBC international – set. 2008
“To all at Arte na Terra May the light of luck continue to shine on you all. Lots of love, Lee”
Thomas | Escola Waldorf Rudolf Steiner, 9o ano – São Paulo – outubro 2008
Na semente que aqui chegou, ou do fruto que aqui se colheu, o sol, a lua, as estrelas, a terra, a árvore, a flor, os pássaros, nunca sairão da cabeça dos sonhadores como eu, que sonham em viver bem e deixar que os outros vivam também. Espero que a semente que aqui plantamos seja vista como árvore e depois semeada como nós aqui fizemos. O vento nos ajudará a voltar novamente… Thomas Dietz Tom Tom
Pedro Ribeiro | Escola Waldorf Rudolf Steiner, 9o ano – São Paulo – outubro 2008
“Aêêê pessoal da fazenda!! Adorei minha estadia aqui graças a vocês! Foi muito bom ter trabalhado com o pessoal com a mão na massa e adorei o pessoal da cozinha que preparou com tanto carinho a melhor comida que já provei! Obrigado por tudo!”
Cibele | Escola Waldorf Rudolf Steiner, 9o ano – São Paulo – outubro 2008
“Que esta força empreendedora cheia de amor ao mundo e ao próximo continue a mover cada um de vocês nessa grande jornada. Abraços e agradecimentos sinceros, Cibele”
Joyce | Escola Waldorf Rudolf Steiner, 9o ano – São Paulo – outubro 2008
“Obrigada por esta semana tão gratificante e maravilhosa! Aprendi muito com vocês, e junto com isso, a valorizar mais as pequenas coisas… Adorei o modo como vocês vivem e valorizam cada pedaço de suas vidas. Sempre vou lembrar de vocês!”
Luiz Antônio | Ceuclar – Batatais – novembro 2008
“Parabéns pela competência, o carinho e dedicação com o trabalho e com o próximo.” Um abraço eterno, Luiz Antônio
Elba | Ceuclar, Batatais – novembro 2008
“Não sabemos ao certo o que nossos olhos são capazes de enxergar, mas com certeza tudo o que observei aqui e o aprendizado que tive jamais vou esquecer! Obrigada pela recepção e que Deus abençoe o trabalho de vocês, afinal vocês preservam e descobrem maravilhas que o próprio Deus nos deixou. Foi muito bom!!!!!”
Marina | Grupo dos produtores orgânicos de Franca – novembro de 2008
“Como sou amante da natureza, estou encantada com tudo o que vi. A preservação está perfeita, vemos a mão de Deus em tudo. Parabéns!”
Alexandre Junqueira | Curso de agrofloresta – novembro de 2008
“Obrigado por tudo que proporcionaram e que consigam continuar com este espaço de socialização de conhecimentos e disseminação de vida!”
Henderson | Curso de agrofloresta – novembro de 2008
“Obrigado pela acolhida e que vocês continuem irradiando essa energia maravilhosa que encontramos aqui. Grande abraço.”
Steven and Jaff |
“Thank you for the love, forgiveness and joy that we got during our stay here. This is just like my second family” Steven, London – NGDP/HSBC international – set. 2008 “Inspirational. I appreciate very much the time here. Appreciated every minute of it! Jaff, Hong Kong – NGDP/ HSBC international – set. 2008